quinta-feira, 7 de maio de 2009

Ana e o Século XXI



- Oi Aninha... – disse o primeiro dando uma piscadinha e o sorriso charmoso que sempre dirigia a ela.
- Tudo bem Ana? – informou a presença do segundo, já entrando, mostrando seriedade nos passos firmes e no tom de voz que usava.
- Oi meninos! – respondeu uma Ana surpresa ao vê-los ali, e dando espaço para que o primeiro que se chamava Pedro, passar.
- Eu sei que não esperava a nossa presença aqui tão cedo, ainda mais pelos trajes em que se compõe. Mas não há nada aí que nenhum de nós não tenha visto, não é mesmo? – ensaiando uma risada para tentar descontrair o ambiente, disse Pedro, sem muitos sucessos, principalmente com o olhar de repreensão de Ana. – Bom... Eu e o João passamos aqui porque queremos ter uma conversa séria com você, Aninha.
E em uma cena engraçada, Pedro sentou-se ao lado de João. Ana, sem entender bem o que os dois faziam ali, em sua casa, sentou-se de frente para eles, na mesinha de centro, sem acreditar no que acontecia.
- Ana – o tom ainda muito sério de João avisava que o assunto era importante – eu serei prévio e sem delongas. Nós, eu e o Pedro, estivemos conversando e chegamos à conclusão de que você deve escolher logo de uma vez com quem você vai ficar.
Surpresa com o que ouvia, mas ainda mais engraçado do que poderia achar, Ana soltou uma risada debochada, sem acreditar que os dois se reuniram para falar sobre ela e agora a obrigava a fazer uma escolha.
- Meninos, queridos, acordem! Século XXI. Ninguém é de ninguém até que se prove o contrário. Não tenho que fazer essa escolha... De onde tiraram essa ideia maluca?
- Ana! A gente ta falando sério. Tanto eu quanto o Pedro queremos compromisso com a mulher que amamos.
- E alguém perguntou se eu quero compromisso? Meus amores desculpem se machuco vossos preciosos corações, mas se é isso que acham, não posso fazer nada.
- Aninha? Você não acha que já aproveitou por demais a vida? – tentou argumentar um Pedro apaixonado.
- Não há idade e nem apenas uma forma de aproveitar a vida.
- Aninhaaaa... Você não vê o quanto estamos presos a você?
- Se é por isto? – Ana se levantou em resposta a Pedro, e a João também, foi até a porta, a abriu e disse – estão livres, rapazes! E se não se importarem, sem as devidas delongas prometidas, porque tenho visita em casa.
E com um sorriso malicioso, mas livre, Ana, ou Aninha, fechou a porta atrás de si, encerrando aquele assunto de século XXI.
[agosto de 2008]

3 comentários:

Lari Bohnenberger disse...

Tá certa ela!

Bjs!

♫ Quel ♫ disse...

Er, viva ao século XXI!
As coisas mudaram...

Só num sei ainda se pra melhor ou pior....

Marina disse...

Não sei se vivo nesse tal século XXI. Todos à minha volta estão se casando... As pessoas tem medo de ficar sozinhas. Conheço mais Pedros e Joões que Anas.